Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
Município de Paços de Ferreira celebra Hora do Planeta com caminhada noturna
05/03/2024 11:27 em Local e Regional

 

O concelho de Paços de Ferreira volta a associar-se à Hora do Planeta com uma caminhada noturna. O evento decorre no dia 23 de março, a partir das 20h30, com partida na Praça da República.

 

A caminhada não tem qualquer custo e conta com oferta de uma mochila, t-shirt, água e fruta. O nível de dificuldade é fácil e tem uma extensão de 5,8 quilómetros. 

 

A Hora do Planeta é celebrada, simultaneamente, em mais de 150 países. 

 

 

O Município de Paços de Ferreira, responsável pela organização da caminhada, em conjunto com o Clube Trilheiro & Amigos, deixa um convite à comunidade: “Traga a sua família e venha caminhar connosco”.

 

Hora do Planeta

Desde o seu início em 2007 pela mão da WWF, a Hora do Planeta é conhecida pelo momento das “luzes apagadas”, com indivíduos de todo o mundo a apagar as suas luzes para mostrar apoio simbólico ao planeta, e para aumentar a consciencialização sobre as questões ambientais que o afetam. 

Mais de 15 anos depois, as pessoas estão agora num ponto de viragem. As crises climáticas e naturais colocam em risco o destino da nossa casa comum e de todo o nosso futuro. Estamos no bom caminho para ultrapassar, até 2030, o limite de aumento global de temperatura em 1,5°C estabelecido pelo Acordo Climático de Paris, e a natureza – a fonte dos nossos meios de subsistência e um dos nossos maiores aliados contra a crise climática – também está sob grave ameaça, enfrentando taxas de perda alarmantes e sem precedentes em todo o mundo.

Os próximos seis anos são, portanto, cruciais para todos os nossos futuros – temos de permanecer abaixo do limiar climático de 1,5°C para evitar danos irreversíveis ao nosso planeta, e precisamos de inverter a destruição de natureza até 2030, terminando a década com mais natureza do que começamos. Para que isto aconteça, os indivíduos, as comunidades, as empresas e os governos devem intensificar urgentemente os seus esforços para proteger e restaurar o nosso planeta.

Com este objetivo para 2030 em mente, está na hora de deixar a reflexão de parte e passar à ação. Em 2023, a WWF deu nova vida à Hora do Planeta, criando a Maior Hora pelo planeta. Como? Apelando aos nossos apoiantes em todo o mundo para desligarem as luzes e dedicarem uma hora a fazer uma ação que tenha impacto positivo.

No meio de sociedades cada vez mais divididas e polarizadas, a Maior Hora pelo planeta torna-se um momento precioso de união, lembrando ao mundo que a nossa sobrevivência depende da boa saúde desta nossa casa comum, e que todos nós podemos – e devemos – desempenhar um papel na sua proteção.

A Hora do Planeta WWF
caminhada noturna hora planeta pacos ferreira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: www.averdade.com

COMENTÁRIOS