Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
Tradição do Capão à Freamunde foi vivida no Jantar de Gala: “as heranças culturais devem ser preservadas”
14/12/2023 12:39 em Local e Regional

A cidade de Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira, recebeu o Jantar de Gala do Capão esta terça-feira, dia 12 de dezembro, numa cerimónia que decorreu na Glicínia Boutique Hotel e onde foi anunciado o grande vencedor da 18.ª Semana Gastronómica do Capão à Freamunde, bem como os novos embaixadores.

 

Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, destacou que nesta edição, que teve lugar de 1 a 13 de dezembro, a intenção foi “manter a tradição secular. Pode haver melhoramentos e procura de novas abordagens mas, não podemos pôr em causa aquilo que é a nossa cultura e história e aquilo que é a forma como os nossos criadores criam os capões”, defendeu.

Ainda nesta perspetiva, Humberto Brito acrescenta que “as heranças culturais devem ser preservadas, valorizadas, de forma que possam passar de geração em geração e essa responsabilidade hoje é nossa, de todos aqueles que se envolvem como agentes ativos na promoção”.

No entanto, recorda que o início desta semana começou de uma forma “diferente” com um showcooking em que foram apresentadas “formas diferentes de confecionar o capão mas, mais uma vez, sem por em causa aquilo que é a tradição. São mais de 57 embaixadores, muitos deles estrelas Michelin”. Uma iniciativa que foi ao encontro do lema definido para este ano: “aliar a tradição à inovação”.

Daqui em diante, o presidente espera que o capão continue a ser levado “pelo país fora” e que a tradição seja tratada com “carinho e dedicação”, destacando que a satisfação do município advém também do “sucesso dos restaurantes que fazem, verdadeiramente, a semana gastronómica”.

O autarca recordou que a Semana Gastronómica do Capão à Freamunde culmina com a Feira de Santa Lúzia esta quarta-feira, dia 13 de dezembro, onde será eleito o melhor capão vivo.

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Freamunde, Arménio Ribeiro, referiu-se à terra como sinónimo de “bairrismo e associativismo. Freamunde é uma cidade rica em história e tradição, sem dúvida o coração do nosso concelho, uma cidade com raízes que remontam a séculos passados. A origem do Capão remonta aos tempos romanos, um processo que enriquecia a gastronomia e a alimentação da região” e, por isso, o “capão é um ex libris gastronómico da nossa cidade e de toda a região, é comercializado na Feira de Santa Lúzia há mais de 300 anos, é uma ave com IGP (Identificação Geográfica e Protegida) desde 2015. Entidades ligadas à gastronomia e turismo apadrinham, defendem e cozinham o capão”, realça.

No que toca ao vencedor, Arménio Ribeiro referiu que são “nove os restaurantes aderentes, foram avaliados mas todos eles são vencedores, aliaram a tradição à modernidade, garantindo inovação e sustentabilidade, assim, como a excelência do produto que foi o mote desta semana gastronómica”.

Para o autarca local, a aposta no capão é também importante na “vertente comercial. O capão é uma fonte de receita dos criadores e famílias, cabe-nos a nós, junta de freguesia e município, proteger e defender a tradição e a sua confeção tradicional. Tudo temos feito para levar mais longe o capão, há necessidade de aumentar o número de criadores certificados e, consequentemente, o aumento da produção para satisfazer toda a procura e todos os clientes, nunca como agora foi tão estreita a colaboração com a Associação de Criadores de Capão”.

Criação de uma sala de abate, embalagem e armazenamento em cima da mesa

 

Humberto Brito destacou que esta sala vem garantir “a qualidade do produto que estamos a vender aos consumidores, mas não se pretende industrializar o capão, porque falamos de um saber de 300 anos, seria um erro alguém achar que era possível criar em capoeiras ou em aviários capões, não é isso que nós queremos, queremos garantir qualidade e segurança alimentar”, destacou.

O presidente de Freamunde acrescentou que “estamos empenhados em aprofundar e materializar o desejo da associação de ter uma sala de abate, embalagem e armazenamento, assim que estejam reunidas algumas condições essenciais“, terminando por deixar um agradecimento à Associação Juvenil ao Futuro e a toda a comunidade: “Obrigado à associação pela entrega e dedicação ao longo destes 30 anos, passando o testemunho de geração em geração, obrigada a todos os restaurantes que ano após ano participam neste concurso. Freamunde é um lugar onde as pessoas se orgulham das suas raízes, onde a comunidade se une em torno de um espírito e de solidariedade e pertença, juntos celebramos as nossas tradições, preservamos o nosso património e promovemos um ambiente acolhedor para todos”.

Vencedor da 18.ª Semana Gastronómica do Capão à Freamunde

 

Ricardo Oliveira, representante do restaurante Areia, o vencedor da 18.ª Semana Gastronómica do Capão à Freamunde, partilhou que “embora a equipa seja jovem é merecedor. Temos vindo a trabalhar bastante não só no capão mas na cozinha tradicional, é um justo prémio para quem trabalha diariamente de uma forma árdua e muito profissional” e referiu que o “segredo” do capão é “a origem e o genuíno. O segredo está na matéria prima que tem de ser respeitada e depois seguir a receita do Capão à Freamunde”, terminou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: www.averdade.com

 

COMENTÁRIOS