A Câmara Municipal de Paços de Ferreira adquiriu um terreno onde será construído o novo Centro de Saúde de Paços de Ferreira.
Segundo divulgado pela autarquia, o novo Centro de Saúde de Paços de Ferreira ficará localizado na Rua do Capitão da Praça, nas imediações das Piscinas Municipais de Paços de Ferreira, numa área de 17.242 m2 confrontando a norte com o rio Carvalhosa.
Ainda como informou o município pacense, o novo centro de saúde comportará sete unidades de saúde: USF Citânia – Unidade de Saúde Familiar; USF Terras de Ferreira – Unidade de Saúde Familiar; USP – Unidade de Saúde Pública; CDP – Centro de Diagnóstico Pneumológico; SAP – Serviço de Atendimento Permanente; URAP PF – Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados de Paços de Ferreira e UCC PF – Unidade de Cuidados na Comunidade de Paços de Ferreira.
Refira-se que o novo edifício, com quatro pisos, “faz a transição duma zona mais natural – o vale do rio da Carvalhosa – e a zona urbana de Paços de Ferreira. Sendo as piscinas municipais um equipamento com uma presença marcante nesta rua, o edifício procura o diálogo com este equipamento através de alguns alinhamentos”, indica a autarquia.
Por outro lado, “no desenho orgânico dos espaços verdes, procura trazer a fluidez do vale do rio Carvalhosa para o interior do edifício”.
A proximidade do cruzamento da Rua do Capitão da Praça com a Rua das Uveiras/Rua da Ribeirinha levou “a que o edifício seja implantado com algum afastamento deste ponto, evitando assim conflitos viários”, sustenta a autarquia pacense.
“Por outro lado, e uma vez que a Rua das Uveiras tem uma dimensão reduzida, será criada uma circulação viária que ligará a Rua das Uveiras à Rua do Capitão da Praça”.
No CDP – Centro de Diagnóstico Pneumológico e no SAP – Serviço de Atendimento Permanente a distribuição funcional será diferente “pois foi necessário criar entradas de utentes diferenciadas do Átrio Principal. Nestes casos, é a partir do ponto de entrada que se sucedem primeiro os espaços dos utentes e depois os espaços reservados a profissionais. Os circuitos dos profissionais serão posteriormente aos mesmos circuitos do restante edifício, sem, no entanto, entrar em conflito com o circuito dos utentes”.
De acordo com o município, “estima-se que o valor global da obra seja de nove milhões e trezentos e oitenta e quatro mil e novecentos e quarenta euros. O prazo de execução desta empreitada será de 24 (vinte e quatro) meses”.
Entretanto, a autarquia sublinha que “na área da saúde, recordamos que já decorrem as obras de requalificação do Centro de Saúde de Freamunde, reforçando assim a qualidade deste serviço público tão importante para a nossa população”.