O Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, marca presença na sessão de abertura da 62.ª Capital do Móvel, que se realiza este sábado, entre as 11h00 e as 12h30, na Alfândega do Porto. “No ano em que assinala os 40 anos da marca, Capital do Móvel reúne 30 grandes empresas do setor na Alfândega do Porto”, refere nota.
A sessão de inauguração da maior feira de mobiliário e decoração de Portugal conta, ainda, com António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, e Rita Pacheco, presidente da Associação Empresarial de Paços de Ferreira.
Refira-se que a Capital do Móvel, organizada pela Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF), decorre de 21 a 29 de setembro.
No ano em que se assinala o 40.º aniversário da marca Capital do Móvel, o evento inclui atividades que promovem a inovação e o desenvolvimento de novos talentos no setor, nomeadamente o Design Exhibition, com trabalhos dos alunos da Escola Profissional de Matosinhos (EPROMAT) e Profisousa. Esta mostra vai possibilitar que o público conheça as novas tendências no design de mobiliário, com projetos apresentados em maquetes e de forma digital, com recurso a óculos de realidade virtual que vão permitir visualizar as peças em ambiente 3D, explica.
Haverá ainda o prémio Design e Inovação, que será atribuído no dia 27 de setembro, sexta-feira, ao expositor cuja peça de mobiliário se destaque pela sua criatividade. “O vencedor vai ser identificado por um júri composto por especialistas do setor, representantes das escolas EPROMAT e Profisousa, e pelo público através de uma votação a decorrer nas redes sociais da AEPF”, menciona.
Destaque-se também a realização de Workshops sobre Sustentabilidade e Financiamento. No dia 27 de setembro, serão levados a cabo dois workshops temáticos, “que oferecem informações valiosas para empresas e profissionais que procuram adaptar-se aos desafios do futuro”. Das 10h30 às 12h00, a formação será dedicada ao Roteiro de Descarbonização do setor do mobiliário. Já às 14h30, é a vez de se abordar os financiamentos disponíveis para acelerar o dinamismo da indústria. A participação é gratuita e carece de inscrição, em https://forms.gle/TcxawMEssrbaqufHA.
Saliente-se que a 62.ª edição conta com 30 empresas líderes do setor que vão apresentar as últimas tendências no design e produção de mobiliário e está aberta ao público em geral, com entrada livre.