A comissão do Poder Local aprovou, na terça-feira, 123 processos de desagregação, que fará renascer cerca de 274 freguesias em 2025. Entre estas, está a desagregação das freguesias de Paços de Ferreira e Modelos que tinha sido anteriormente recusada. Cerca de 65 processos foram excluídos por não reunirem as condições necessária e entre estes está a desagregação das freguesias de Sanfins Lamoso Codessos.
Em comunicado enviado o PSD de Paços de Ferreira acusa o PS de “ter falhado ao garantir o apoio às freguesias de Sanfins, Lamoso e Codessos” para a desagregação da freguesia.
Os sociais democratas referem que “Sanfins, Lamoso e Codessos não serão desagregadas, porque a Câmara Municipal e o seu executivo de maioria socialista falhou ao não garantir a Sanfins Lamoso e Codessos um protocolo relativo ao mapa de pessoal necessário para a sua aprovação. Sendo esta, uma das regras primordiais ditadas pela lei para a viabilização da sua desagregação”.
Nesse sentido, entendem que a maioria socialista na Câmara Municipal, deve “um pedido de desculpas” à população de Sanfins, Lamoso e Codessos. “O executivo socialista, liderado por Humberto de Brito, tem de fazer um pedido de desculpas às pessoas de Sanfins, Lamoso e Codessos, porque foram incapazes de auxiliar a Junta de Freguesia neste processo e não esteve disponível para, em tempo oportuno, garantir todas as condições para a viabilização da desagregação destas freguesias”.