A Associação de Ensino Profissional do Vale do Sousa (Profisousa) proporcionou uma experiência internacional de uma semana a 15 alunos: 3 do Centro Qualifica e 12 da ProSénior – Universidade Sénior de Paços de Ferreira, através do projeto Erasmus+ Adultos.
Os participantes tiveram a oportunidade de visitar as cidades de Granada, Nerja e Frigiliana, em Espanha, onde puderam desfrutar “da sua cultura, das tradições e da gastronomia, puderam aperfeiçoar competências linguísticas, quer da língua espanhola, quer da língua inglesa, e participaram nos festejos do ‘Corpo de Cristo’, em Granada”, declara a Profisousa em comunicado.
As visitas Erasmus+ não ficam por aqui. Mais 20 estudantes do Centro Qualifica e da ProSénior irão em breve até Jelgava e Riga, na Letónia, para frequentar uma formação em inglês numa Universidade Sénior e fazer visitas culturais. Para além dos alunos, seis elementos do staff vão participar numa formação em Inteligência Artificial adaptada ao ensino-formação, em Dubrovnik, na Croácia.
A acreditação da Profisousa pela Agência Nacional Erasmus+ possibilita que, até 2027, os alunos possam estudar noutros centros de educação de adultos, escolas profissionais e universidades seniores estrangeiros e, deste modo, “potenciar o conhecimento de novas culturas e de métodos de ensino-aprendizagem mais inovadores”. O projeto prevê ainda a mobilidade de staff para a frequência de formação no estrangeiro.
O Erasmus+ é o programa da União Europeia que apoia “a educação, a formação, a juventude e o desporto. Dotado de um orçamento estimado em 26,2 mil milhões de euros para 2021-2027, o programa proporciona possibilidades de estudar, seguir uma formação, adquirir experiência ou trabalhar como voluntário no estrangeiro a milhões de participantes”.
Testemunhos Erasmus Granada
“Foi bom participar nas aulas de inglês, e conviver com outras pessoas do programa Erasmus, senti que valeu a pena”. – Agostinho Carneiro, Universidade Sénior de Paços de Ferreira
“Gostei muito da integração, partilha e interajuda do grupo. Ficamos a conhecer melhor os nossos vizinhos espanhóis e franceses, as suas línguas, comportamentos, gostos e aspirações”. – Odete Agostinho, Universidade Sénior de Paços de Ferreira
“Conhecimento de novas localidades e interação com pessoas com outros hábitos e culturas. Excelente convívio entre colegas da mesma escola. Sem qualquer dúvida, A REPETIR”. – Agripino Martins, Universidade Sénior de Paços de Ferreira
“Foi uma semana com experiências enriquecedoras ao nível cultural e social. Promoveu- se o espírito de grupo, convívio e contacto com tradições locais”. – Albertina Santos, Universidade Sénior de Paços de Ferreira
“Adorei! Foi muito útil, porque ajudou a melhorar a nossa convivência em grupo, permitiu-nos conhecer outras culturas, línguas e religiões. Enfim, deu-nos as asas para nos tornarmos europeus de corpo e alma”. – Mário Casaleiro, Universidade Sénior de Paços de Ferreira.