O Município de Paços de Ferreira registou, segundo dados avançados pela empresa Informa DB, 109 novas empresas no primeiro semestre de 2024, números que estão acima da média habitual dos últimos anos.
O primeiro semestre deste ano já registou mais empresas que em anos anteriores sendo que foram registadas 169 empresas em todo o ano de 2020, 164 em 2021 e 174 em 2022.
As novas empresas que surgiram no concelho durante os primeiros seis meses do ano contaram com o
apoio da associação Moveltex e do Espaços Empresa de Paços de Ferreira, respetivamente através da
estruturação do negócio e seu financiamento, bem como na constituição formal das sociedades.
O apoio da Moveltex às novas empresas visou a estruturação do negócio e a elaboração da candidatura das empresas à medida “Empreende XXI”, do IEFP, sendo que neste momento, a associação encontra-se a prestar serviço de mentoria e consultoria especializada a essas novas empresas.
O Espaço Empresa, que funciona na Moveltex, também apoiou as novas empresas ao disponibilizar aos novos empresários o seu serviço de atendimento assistido aos serviços digitais da administração
pública, através dos quais constituiu, gratuitamente, mais duas dessas novas sociedades.
O Espaço Empresa é um serviço gratuito dedicado às empresas e empresários, no qual é possível “obter atendimento com um conjunto alargado de entidades da administração pública, presencial, telefonicamente ou por e-mail e onde se inclui a possibilidade de criar uma empresa na hora, a chave móvel digital, licenciamento de atividade ou licenciamento municipal, bem como se for o caso promover reuniões entre as empresas e os representantes desses serviços públicos”.
Na Moveltex estão atualmente incubadas 16 empresas, virtual e fisicamente, das quais as principais atividades económicas estão ligadas ao mobiliário e design de interiores, com marcas
como FOZ Furniture, FAKE, Nott e Mochic Interiores.