O município de Paredes oficializou na quinta-feira, dia 9 de maio, a apresentação da candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2026. Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, entregou ao presidente da Associação das Cidades Europeias do Desporto (ACED), Nuno Pedro Santos, o dossier correspondente à primeira fase da candidatura.
A mesma foi apresentada no Parque José Guilherme, numa sessão realizada junto ao edifício da Câmara Municipal e presidida pelo presidente do município, Alexandre Almeida, que sublinhou “a capacidade, a vontade e o mérito do município para acolher o selo de Cidade Europeia do Desporto 2026”. O autarca sublinhou, ainda, “estamos preparados e convictos de que a nossa candidatura tem bases sólidas para continuar a promoção do desporto para todos, quer pela nossa dinâmica desportiva desenvolvida no concelho, quer pela qualidade das instalações e equipamentos dedicados ao desporto, assim como pela disponibilidade de técnicos a acompanharem as atividades desportivas, bem como pelas nossas parcerias que muito valorizamos. É neste sentido global que “Paredes Vive o Desporto”.
Atualmente, Paredes tem mais de 51 clubes e associações desportivas que promovem cerca de 20 modalidades federadas. Em 2023, a autarquia realizou mais de 700 eventos desportivos, focados no desporto informal e acessíveis à comunidade, apoiados de investimento municipal de cerca de 1,5 milhões de euros.
Um trabalho enaltecido pelo vereador com o pelouro do Desporto, Renato Almeida, que destacou o trabalho “muito árduo” realizado na área. “A candidatura surgiu nesse seguimento. Na preparação, que conta com dois anos, quisemos entender o que era ser cidade europeia do desporto, se seríamos capazes de enfrentar esse desafio, se tínhamos condições para tal e se conseguíamos produzir tudo aquilo que pretendem”, começa por referir.
Em declarações aos jornalistas, o vereador garantiu que o executivo vai “lutar” para vencer. “Somos um exemplo notável da promoção do desporto para todos. Estamos preparados e motivados para sermos cidade”, sublinhou.
O presidente da Associação das Cidades Europeias do Desporto (ACES Portugal), Nuno Pedro Santos, adiantou que o município de Paredes terá de elaborar o dossiê de candidatura final durante os próximos seis meses, que “culminará com a visita, de três, dias de uma comissão europeia para avaliar toda a dinâmica da cidade” e, em novembro, será revelado o vencedor da candidatura.
Nuno Santos referiu que “Paredes reúne todas as condições e oferece garantias para ser cidade europeia do desporto. Paredes já é uma cidade do desporto“.
Paredes dispõe de 103 instalações desportivas municipais e, para a concretização da Cidade Europeia do Desporto 2026, estão previstas a construção de mais uma série de novos equipamentos e renovar instalações para que sejam mais sustentáveis para o meio ambiente e eficientes do ponto de vista energético.
Prevê-se, entre outros, a construção de quatro sintéticos em Rebordosa, Lordelo, Gandra e Recarei (Nun’Álvares). Para além dos sintéticos, o autarca anunciou “a construção do Estádio de Cete e do Estádio do Cristelo.
Avançará, ainda, o Multiusos de Rebordosa com a obra prevista para o início de 2025. Os terrenos já foram adquiridos pelo Município. O projeto está a ser realizado pela Junta de Freguesia, no âmbito da Delegação de Competências.
A iniciativa foi, ainda, acompanhada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Elias Barros, pelos Vereadores Francisco Leal, Tânia Ribeiro e Renato Almeida, pelo Presidente da Assembleia Municipal, José Baptista Pereira, pelo Diretor da Delegação Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias, pelo Presidente da ANDDI Portugal, José Costa Pereira, por Presidentes de Juntas de Freguesia e por representantes das Associações Desportivas, ginásios e IPSS´s do Concelho.