Durante o ano que agora terminou, foram criadas cerca de duzentas empresas em Paços de Ferreira, registando-se um ligeiro decréscimo face ao ano anterior.
A dinâmica empresarial do concelho mostra a criação de 194 empresas no último ano, um número ligeiramente abaixo das
212 de 2023, mas ainda assim acima da média dos últimos 5 anos.
A maior fatia, dessas novas empresas (21), foi criada para atuar no setor da madeira e mobiliário - comércio (8) e fabrico (13). Para a compra e venda de bens imobiliários foram constituídas 20 empresas. A terceira atividade económica mais registada no ano passado é a construção de edifícios (residenciais e não residenciais), com 8 empresas e, em seguida, as atividades de consultoria para os negócios e a gestão com a criação de 7 empresas.
Nos 5 lugares cimeiros da agregação por atividade económica declarada, estão outras atividades de saúde humana, com a criação de seis empresas.
Mais empresas incubadas na Moveltex
Apesar do ligeiro decréscimo de novas empresas criadas no concelho de Paços de Ferreira, a incubadora da Moveltex registou um acréscimo de projetos incubados (estiveram incubados no ano de 2024, física e virtualmente, 18 projetos).
As principais atividades desenvolvidas pelas empresas incubadas também estão ligadas ao mobiliário e design de interiores (38% do total).