A região do Tâmega e Sousa vai passar a dispor de centros de diagnóstico da COVID-19 para testar pessoas com suspeita de infeção e previamente referenciadas pelo Serviço Nacional de Saúde. A primeira unidade vai abrir em Penafiel.

Os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, que integram a região do Tâmega e Sousa, e o Município de Paredes vão ter centros de diagnósticos de COVID-19 à disposição das pessoas suspeitas de estarem infetadas com a doença. A primeira unidade, que ficará instalada no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, deverá entrar em funcionamento ainda esta semana, o que vai permitir reforçar a capacidade de resposta no combate à pandemia e aliviar o afluxo de potenciais suspeitos de infeção ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

Estes centros de rastreio da doença assumem particular relevância para a região do Tâmega e Sousa, que tem assistido à chegada de milhares de pessoas que, oriundas, entre outros, de Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Suíça e Andorra, vão acrescer aos cerca de 520.000 habitantes destes concelhos, e cujo estado de saúde, face a esta pandemia, causa extrema preocupação.

Os autarcas da região estão a envidar todos os esforços para acudir a esta situação de emergência e a trabalhar na concertação de medidas entre municípios e autoridades de saúde locais e regionais – Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), CHTS e Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) – no sentido de garantir uma resposta colaborativa que permita suprir necessidades e superar a pandemia.

Neste âmbito, é também de salientar a aquisição de 11 ventiladores para o CHTS, que serão instalados nos próximos dias, bem como o facto de estar a ser diligenciada a compra conjunta de equipamento de proteção individual para disponibilizar aos profissionais das unidades de saúde, das Misericórdias e IPSS, dos bombeiros e proteção civil e dos municípios destes 12 concelhos.

GI/CIM Tâmega e Sousa












Fonte: www.emissor.pt