Catorze restaurantes do concelho de Paços de Ferreira e Freamunde vão promover o capão à Freamunde, durante a XIV Semana Gastronómica que acontece no concelho Paços de Ferreira, de 30 de novembro e 13 de dezembro.

Na edição de 2019, ano em que se comemoram os 300 anos do Capão à Freamunde, o evento tem seis novos embaixadores, entre os quais o chef Estrela Michelin Diogo Rocha. Ao longo do evento, são esperados milhares de visitantes, para provar esta iguaria que se tem afirmado ao longo dos anos com uma marca do concelho pacense. “Esta é uma semana importante na vida do concelho porque promove um dos produtos mais emblemáticos que temos para oferecer a quem nos visita e a quem aqui habita”, afirmou Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, acrescentando que a semana gastronómica visa assinalar este produto endógeno, “que é uma grande referência do nosso concelho, uma iguaria única e que cada vez mais traz mais pessoas ao concelho”.

Capão à dose

Além de serviram o capão à unidade, mediante encomenda prévia, os restaurantes aderentes da Semana Gastronómica vão servir também este ano capão à dose (apenas durante a semana gastronómica, cada restaurante tem um dia marcado em que serve capão em dose, seja ao almoço seja ao jantar), com o objetivo de proporcionar a mais pessoas degustar Capão à Freamunde.

Melhor capão conhecido em Jantar de Gala

O prémio para o Melhor Capão Confecionado será entregue no dia 12, na Quinta do Pinheiro, em Freamunde, durante o Jantar de Gala promovido pela Associação de Jovens Ao Futuro (AJAF), com o apoio da Confraria do Capão, da Associação de Criadores de Capão e da Junta de Freguesia de Freamunde, em parceria com a Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

 Neste evento, reúnem-se à mesma mesa vários apreciadores deste prato, convidados de Confrarias, produtores e gastrónomos, jornalistas e personalidades estrangeiras que se deslocam à Capital Europeia do Móvel para da saborearem um “manjar dos deuses”.

Feira de Santa Luzia acontece dia 13 de dezembro

A celebrar 300 anos, no dia 13 de dezembro, realiza-se a tradicional “Feiras dos Capões”, onde vários produtores de galináceos participam no concurso de melhor capão vivo, uma iniciativa que visa incentivar os criadores de capão a manterem viva esta tradição de Freamunde.