O PSD de Paços de Ferreira pretende que o executivo municipal inclua no orçamento para 2020 as obras de requalificação da biblioteca municipal. Esta proposta insere-se numa longa lista a apresentar ao executivo em exercício com o objetivo de serem integradas no próximo orçamento municipal e que se sustentam “na família, nas redes sociais, no associativismo e nas juntas de freguesia enquanto focos de ação e atenção prioritários”.

O PSD de Paços de Ferreira emitiu um comunicado com as propostas para o próximo orçamento municipal.

Eis o comunicado:

O Partido Social Democrata de Paços de Ferreira e os seus Vereadores, elaboraram um documento com propostas que consideram importantes para a promoção do bem-estar e qualidade de vida dos munícipes e que pretendem, venha a ser um contributo para a elaboração dos documentos previsionais para o exercício do ano de 2020 do executivo municipal.

Apesar da diferente visão tida entre o Partido Social Democrata e o Partido Socialista, o PSD concelhio defende que deve ser feito um esforço de concertação em determinadas áreas de intervenção política e de governação municipal que, por serem estruturantes para o desenvolvimento do concelho, são merecedoras de consenso político/partidário e deveriam merecer da Câmara Municipal uma maior e melhor atenção.

Com base nestes pressupostos o PSD de Paços de Ferreira apresenta ao executivo em exercício uma longa lista de propostas que podem vir a ser integradas no próximo orçamento municipal e que se sustentam na família, nas redes sociais, no associativismo e nas juntas de freguesia enquanto focos de ação e atenção prioritários.

No documento elaborado pelos sociais-democratas pacenses com o leque de propostas a integrar no orçamento municipal para 2020, a família assume-se como pilar fundamental, facto que se justifica com a ideia de que esta é a “a célula social central para que exista um maior bem-estar dos nossos cidadãos e um aumento da estabilidade social, demográfica e económica”. Neste sentido o PSD propõe a inclusão de benefícios sociais e fiscais para as famílias numerosas no próximo orçamento municipal.

Do ponto de vista do desenvolvimento económico as propostas sociais-democratas consideram, entre outras, a criação de um fundo de investimento imobiliário fechado em parceria com sociedade especialista na área com vista ao processo de recuperação de exposições devolutas no concelho. Dentre um conjunto de propostas que considera a qualificação do território e juntas de freguesia estes responsáveis políticos propõem que a autarquia recupere a tradição, extinta pelo executivo PS, de apoiar as juntas na manutenção e qualificação dos cemitérios, dado tratar-se de uma competência que demanda um enorme esforço financeiro às juntas desde que deixou de ser apoiado pela câmara.

No âmbito da ação social o PSD defende o alargamento dos mecanismos de acolhimento e prolongamento escolar, por forma a que os horários das crianças passem a ser compatíveis com os dos seus pais. Destaca-se ainda a proposta que visa a elaboração de um acordo de cooperação entre as corporações de Bombeiros Voluntários do concelho e a Cruz Vermelha de Frazão com vista ao transporte gratuito de doentes para Hospital Padre Américo e a proposta de criação de um Centro de Noite para acolhimento de idosos que se encontrem em situação de isolamento durante a noite.

Num outro vetor considerado de extrema importância para a concelhia PSD de Paços de Ferreira, o Associativismo, Juventude, Desporto e Cultura, destacam-se as propostas trabalhadas e acrescentadas ao documento por meio do contributo da JSD e que passam pela valorização dos parques urbanos de Paços de Ferreira e de Freamunde através da construção de estruturas nestes espaços que comportem campos multidesportivos, zonas culturais, zonas para refeições e outras similares que contribuirão para que estes espaços se tornem fontes agregadoras de toda a Comunidade. Os Jovens socias democratas estão também preocupados com as atuais condições físicas da Biblioteca Municipal, cujo edifício se encontra degradado, e, por isso, recomendam que o mesmo seja sujeito a intervenção de recuperação e melhoria.









Fonte: www.emissor.pt