XIII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde decorre de 1 a 13 de dezembro

O concelho de Paços de Ferreira vai acolher, de 1 a 13 de dezembro, a XIII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde. A iniciativa, que visa a promoção deste produto autóctone e conta com 13 restaurantes aderentes, foi apresentada esta terça-feira, no Restaurante Areia, o vencedor da edição do concurso no ano passado.
Na sua 13.ª edição, a Semana Gastronómica do Capão à Freamunde traz novidades, nomeadamente com a atribuição “de um bilhete de identidade” do Capão de Freamunde, produto que tem já denominação de Indicação Geográfica Protegida (IGP), atribuída pela Comissão Europeia.
Outra das novidades é o capão servido à dose, e não à unidade como até então, no sentido de proporcionar a mais pessoas a possibilidade de degustar o Capão à Freamunde.
Mantendo a tradição dos outros anos, o Capão de Freamunde vai estar a concurso num jantar de Gala que vai decorrer no dia 12 de dezembro, na Quinta do Pinheiro, em Freamunde, uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Freamunde, em parceria com a Associação de Jovens ao Futuro (AJAF), com o apoio da Confraria do Capão, da Associação de Criadores de Capão e com o apoio da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

No dia 13, será eleito o melhor capão vivo, durante a Feira de Santa Luzia, ou Feira dos Capões.


O Capão à Freamunde tem como embaixador honorário o crítico gastronómico Fernando Melo. Na cerimónia de apresentação da 13.ª edição do evento foram apresentados três novos embaixadores: o gastrónomo Manuel Serrão, Isabel Pires, do Restaurante Bem-Haja, em Nelas e António Loureiro, chef do Restaurante A Cozinha, em Guimarães.











.
Fonte: www.imediato.pt


Categoria:Local e Regional